Você sabe exatamente o que é, e como funciona um Firewall?

O Firewall é um dos mecanismos mais antigos de proteção que existem, em termos de informática. Esse dispositivo já passou por muitas transformações ao longo dos anos para oferecer cada vez mais segurança diante de ameaças cada vez mais complexas, e ainda sim permanece sendo uma das ‘barreiras’ mais usadas e recomendadas pelos
especialistas.

Mas o que quer dizer firewall e como ele funciona?

Se trata de um dispositivo utilizado para proteger uma rede de computadores (ou seja, um conjunto de máquinas que se comunicam trocando informações). O firewall possui uma série de políticas e regras previamente estabelecidas para filtrar pacotes de internet que podem ser prejudiciais – produzindo um tipo de barreira. Seu termo em inglês (“fire”, “fogo” e “wall”, “parede”) era usado para se referir a um muro capaz de conter um incêndio em um prédio e, a partir dos anos 1980, passou a ser usado no linguajar da informática.

Por que sua empresa precisa de um firewall?

Muitas empresas fazem uso de redes internas, intranets, acessíveis de maneira local e mais seguras. No entanto no mundo atual, globalizado e conectado, é preciso estar aberto ao exterior. Essa abertura representa enormes ganhos e possibilidades de comunicação, compartilhamento de dados e conhecimento.
Mas estar aberto também significa mais vulnerabilidade e risco de contato com invasores mal intencionados que podem prejudicar um sistema ou roubar informações preciosas. O firewall existe, para balancear essa dinâmica. Ele permite que os computadores sejam sociáveis com o mundo exterior, mas, ao mesmo tempo, fiquem atentos caso algum perigo surja.
Caso haja algum risco para o sistema, o firewall impedirá o visitante de ter acesso e de continuar suas ações. Isso acontece porque, uma vez que os filtros do firewall forem estabelecidos, toda comunicação que não esteja de acordo com o que foi determinado passa a ser bloqueada.

Quais são os tipos de firewall?

Vai depender da finalidade para a qual foi criado. A técnica mais antiga é a do Filtro de Pacotes, que faz uma análise superficial dos dados que chegam até o firewall, mas que que por não ser uma análise tão profunda, acaba deixando de lado dados importantes. Isso pode ocasionar, em alguns casos, a entrada de pacotes de internet maliciosos, ainda que o firewall exista e tenha feito seu trabalho baseado em suas regras.
Em seguida, existe o Proxy Firewall, que atua como um intermediário entre duas ou mais máquinas. Ele recebe a demanda de permissão, envia a mensagem à rede de destino, e retorna com uma resposta. “Sua grande desvantagem é uma perda de desempenho e alto custo de manutenção, tendo em vista que é necessário um firewall para cada serviço disponibilizado pelos computadores”, afirma o especialista.
Existem também o Firewall de Estado de Sessão, que faz uma varredura por todo o tráfego de rede para encontrar padrões aceitáveis por suas regras, e o Firewall de Aplicação, criado para restringir o acesso baseado nos tipos específicos de serviço disponibilizados pelas máquinas.

Como escolher o melhor firewall para o seu negócio?

O ideal é sempre conhecer as suas necessidades e conversar com um especialista. O mercado oferece muitas possiblidades, muitas marcas estão sempre se atualizado para acompanhar a crescente demanda de ataques cibernéticos cada vez mais sofisticados.
Um dos modelos mais conhecidos e fortes no mercado é o Sophos Firewall. Ele oferece os recursos e a versatilidade de que você precisa para proteger seu ambiente, com a visibilidade do que está realmente acontecendo na rede. O Sophos Firewall remove um enorme ponto cego e proporciona extrema visibilidade e insight de todas as atividades na sua rede, criptografadas ou evasivas.

Visibilidade de aplicativos
Obtenha clareza incomparável de aplicativos em rede evasivos e personalizados no desktop e na nuvem para ter maior controle

Integridade da rede e ameaças
Identifique instantaneamente ameaças suspeitas ou maliciosas na rede, incluindo o host, o usuário e o responsável pelo processo

A melhor proteção para interromper ameaças desconhecidas.
O Sophos Firewall oferece a melhor proteção contra as ameaças avançadas mais recentes, como ransomware, criptomineração, bots, worms, invasões, violações e APTs, com tecnologia exclusiva e inovadora projetada para capturar ameaças, mesmo aquelas nunca vistas.

Extremamente rápido, eficaz e transparente
Até 90% do tráfego que passa pelo seu firewall é criptografado. A maioria das organizações não tem visibilidade desse tráfego. Por quê? Porque a Inspeção TLS reduz o desempenho do firewall. Mas isso não é mais problema.
No Sophos Firewall, a Inspeção TLS do Xstream resolve esse problema de uma vez por todas. Agora, você pode habilitar totalmente a Inspeção TLS sem comprometer o desempenho, a proteção, a privacidade e a experiência do usuário final.
E muito mais!

Ficou curioso para conhecer todas as possibilidades do Firewall Sophos?
Entre em contato com um dos nosso consultores – comercial@contego.com.br ou pelo whastsapp!

Fontes: https://br.ccm.net/faq/46380-entenda-o-que-e-e-como-funciona-o-firewall
https://www.sophos.com/pt-br/products/next-gen-firewall