Quais são as diferenças entre gerenciadores de senhas baseados em nuvem e os locais?


Cada vez mais organizações optam pela aquisição do software em nuvem e a tendência é de crescimento. Em 2020, os gastos dos usuários finais em serviços de nuvem totalizaram US$ 270 bilhões, segundo o Gartner. Até o final de 2022, as projeções indicam que esse total será ainda maior e poderá chegar a US$ 397,5 bilhões.

Mas será que os serviços em nuvem são mesmo superiores a uma solução local? Vamos descobrir comparando as diferenças para ver qual é a opção certa para a sua empresa.

Nuvem x local

Tanto uma quanto a outra solução fornece às organizações uma maneira segura de conter e compartilhar credenciais dentro de uma empresa, mas como saber se uma opção é superior à outra?

Vamos analisar algumas das diferenças entre os sistemas de gerenciamento de senhas local e na nuvem para determinar qual é a melhor opção.

Fácil de usar
Assim que sua empresa se inscrever em um sistema de gerenciamento de senhas na nuvem, todos os usuários terão acesso instantâneo aos cofres de senhas. Todos podem começar a se familiarizar com o serviço de imediato. Além disso, são soluções incrivelmente fáceis de usar, pois o provedor de serviços está criando esse produto para empresas e consumidores individuais.

Os gerenciadores de senhas locais exigem mais configurações, pois você deve implantá-los individualmente nas máquinas do usuário final. Os usuários estão mais limitados a acessar o gerenciador de senhas. O nível de dificuldade do usuário para soluções locais varia dependendo da solução, mas, em geral, os gerenciadores de senhas locais têm curvas de aprendizado mais acentuadas do que as opções baseadas em nuvem.

Escalabilidade

Com a nuvem, conforme sua equipe cresce, você consegue adicionar facilmente novos usuários à sua assinatura do gerenciador de senhas na nuvem, facilitando a integração e a exclusão de funcionários. Os controles de acesso baseados em função permitem que você compartilhe registros com base em equipes e títulos.

Escalar uma empresa usando um sistema de gerenciamento de senhas local pode ser significativamente mais difícil. Requer servidores adicionais e mudanças de infraestrutura que custam tempo, esforço e dinheiro. Quando um novo funcionário se junta à equipe, isso pode exigir que você instale novo hardware e software, aumente o armazenamento de dados e dedique mão de obra adicional para criar sistemas.

Mais segurança


Os serviços locais são mantidos internamente, reduzindo (mas não eliminando) as chances de violação de dados. Os agentes de ameaças ainda podem violar instalações locais, primeiro se infiltrando na rede e, em seguida, violando máquinas individuais.

Além disso, as soluções locais devem ser corrigidas e atualizadas manualmente – um processo tedioso e demorado para administradores de TI ocupados. As soluções baseadas em nuvem são corrigidas e atualizadas automaticamente pelo provedor de soluções. Por esse motivo, os gerenciadores de senhas baseados em nuvem são indiscutivelmente mais seguros do que as soluções locais.

Confiabilidade


Os gerenciadores de senhas no local oferecem aos usuários acesso contínuo a todas as suas credenciais, mesmo quando estão offline. O controle completo de dados é um motivo significativo para as organizações escolherem uma solução local.

Os serviços baseados em nuvem são muito confiáveis; porém, como o fornecedor da nuvem é responsável pela manutenção do serviço, sempre há a chance de a solução cair. As infraestruturas em nuvem podem ter períodos de manutenção, tornando-as indisponíveis. Embora alguns serviços de nuvem pública ofereçam acesso offline, nem todos oferecem.

Custo


Uma das maiores vantagens de um sistema de gerenciamento de senhas baseado em nuvem é o custo ser flexível, dependendo do tamanho de sua equipe e de quaisquer recursos adicionais que você possa adicionar. Os serviços em nuvem são normalmente cobrados conforme o número de usuários, tornando-os ideais para empresas em rápido crescimento. Além disso, se você decidir que não deseja mais usar um sistema específico de gerenciamento de senhas na nuvem, poderá facilmente mudar para um concorrente.

Os custos locais incluem custos iniciais, custos de implantação e custos de manutenção. As soluções locais exigem que você invista um grande investimento de capital para começar. Além disso, você deve considerar os custos contínuos do hardware do servidor, consumo de energia e espaço. Após investir nessa infraestrutura, pode ser difícil mudar para algo diferente.

Gerenciamento de senhas no local x na nuvem: decisão final


Mesmo que você invista em um sistema de gerenciamento de senhas local ou em um gerenciador de senhas na nuvem, ambas as opções oferecem recursos como gerador de senhas, preenchimento de formulário de cartão de crédito ou monitoramento da dark web. Equipes que buscam uma opção e escalabilidade fáceis de usar e econômicas devem escolher um provedor de serviços em nuvem. Os gerenciadores de senhas na nuvem são confiáveis ​​e seguros, mas você também deve fazer a diligência para encontrar uma solução que atenda às exigências do seu setor.

Se você ainda tem dúvidas sobre o melhor modelo de gerenciador de senhas para o seu negócio, nós podemos ajudá-lo. Nossos consultores estão disponíveis para apresentar cada detalhes das soluções Keeper.

Referência – Keeper Security