No dia 14/12, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), foi lançado pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD/ME) o Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital (CISC gov.br). Ele foi criado para fazer a coordenação operacional das ações de prevenção, tratamento e resposta a incidentes cibernéticos dos 238 órgãos federais que pertencem ao Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp).
O CISC gov.br possibilitará o fortalecimento da Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos (ReGIC) e maior cooperação entre os órgãos credenciados. Foi lançado no dia 14 também, o portal do CISC gov.br, agora todos os órgãos já podem notificar incidentes cibernéticos, contribuindo para maior efetividade operacional nas ações do CISC gov.br e cultura de segurança cibernética no âmbito do Sisp.
Dessa forma, será possível, também, dar assistência à criação de equipes de prevenção, tratamento e resposta a incidentes cibernéticos em cada órgão do Sisp, bem como atividades de análise de vulnerabilidade em sistemas governamentais, testes de intrusão, atividades de inteligência de ameaças cibernéticas, apoio no tratamento e resposta aos incidentes cibernéticos, dentre outras.
Coordenação operacional
O centro integrado conta com uma Equipe de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos (Etir) e atua a nível de coordenação operacional, ofertando uma série de serviços para o seu público-alvo, formado pelos órgãos do Sisp. O CISC gov.br foi instituído no âmbito do Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI), que objetiva elevar o grau de maturidade da proteção de dados pessoais e das ações de segurança da informação nos órgãos e das entidades integrantes do Sisp.
Atuando sempre de forma complementar ao Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov) do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Enquanto o CISC gov.br da Secretaria de Governo Digital coordena operacionalmente os órgãos que integram o Sisp, o CTIR Gov abrange toda a Administração Pública Federal.
Ambos fazem parte da Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos, cuja finalidade é aprimorar e manter a coordenação entre órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional para prevenção, tratamento e resposta a incidentes cibernéticos, de modo a elevar o nível de resiliência em segurança cibernética de seus ativos de informação.
Fonte: Gov.com.br